Qualimaster Consultoria

NBR ISO 9001 no Brasil e suas mudanças

No Brasil, o número de empresas com certificados válidos da norma de sistema de gestão de qualidade ISO 9001 é de aproximadamente 13.369, já o número de empresa com certificados na norma de sistema de gestão ambiental ISO 14001 é bem menor, está em torno de 1.708 empresas.

Os objetivos dessas normas são distintos, a ISO 14001 é voltada para prover às organizações uma estrutura para a proteção do meio ambiente e possibilitar uma resposta rápida as mudanças das condições ambientais em equilíbrio com as necessidades sócio econômicas, ou seja a ISO 14001 é voltada para o preservação do meio ambiente.  

A ISO 9001 é voltada para promover o aumento da capacidade da organização em prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis, facilitar a organização a entender e atender as expectativas e necessidades das partes interessadas. Essas normas são revisadas periodicamente e este processo tem como premissa deixa-las aderentes as tendências de mercado, para que se tornem mais e mais uma ferramenta de gestão eficaz e eficiente para as empresas. 

Nesta última revisão, ocorrida em 2015 a norma ISO 9001:2015 entre todas as suas mudanças a que mais trouxe novidades e necessidades de adequação é a gestão de risco. Onde a norma apresenta em seus requisitos a abordagem mentalidade de risco, obrigando as organizações que optem por implantar um sistema de gestão da qualidade baseado na mesma a implantar a gestão de risco. Ao implantar a gestão de risco a organização obriga-se a realizar a avaliação das questões internas e externas identificando as ameaças e oportunidades e seus pontos fortes e fracos, onde as ameaças são os riscos negativos e as oportunidades os riscos positivos. Para o ambiente interno avalia os pontos fortes e fracos, onde os pontos fortes são riscos positivos e as fraquezas são os riscos negativos.

O resultado de toda essas análises poderá ser um input para retroalimentar e atualizar o planejamento estratégico da organização, e obrigatoriamente manter atualizada a sua sistemática de gestão de risco. 

Assine Nossa Newslatter

Receba as novidades da Qualimaster